fonte: G1
Morreu nesta quarta-feira (11), aos 98 anos, o médico Clementino Fraga Filho, que dá nome ao hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, Zona Norte da cidade.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da reitoria. De acordo com o jornal “O Globo”, Clementino sofria de Mal de Parkinson e morreu em casa, no Rio.
Nascido em Salvador, o médico foi um dos principais responsáveis pela construção do hospital universitário e, entre 1978 e 1985, foi o primeiro diretor geral da unidade.
Chefiou também o serviço de clínica médica do Hospital da Santa da Casa de Misericórdia e foi diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil. Foi ainda reitor da UFRJ e participou de comissões no Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Além de médico e gestor, Clementino se destacou como professor e pesquisador e fazia parte da Academia Nacional de Medicina.
“Prestamos nossos sentimentos aos amigos e familiares do professor, que tanto contribuiu para a UFRJ. ‘A minha vida foi toda dedicada à Universidade Federal do Rio de Janeiro’, disse ele em uma de suas últimas entrevistas à nossa Coordenadoria de Comunicação”, diz nota de pesar da UFRJ.
Segundo o site do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a homenagem de batizar o hospital com seu nome, em 1978, registra “na memória todo o seu esforço para tornar o sonho uma realidade”.
Uma frase do próprio médico é destacada na página: “A vida de uma instituição depende de muitas vidas que a ela se dedica”. Clementino Fraga Filho deixa três filhos, cinco netos e quatro bisnetos